ANDES lança vídeo com balanço oficial da greve das Universidades Federais em 2012

Registro da Marcha Unificada dos Servidore Públicos Federais que contou com 10 mil presentes em Brasília

A Associação Nacional dos Docentes das Escolas Superiores do Brasil – Sindicato Nacional (ANDES-SN) lançou em seu perfil oficial no youtube um balanço da greve que se arrastou por mais de 4 meses neste ano de 2012.

No vídeo, apresentado pela presidente da categoria, Marina Barbosa, o balanço do sindicato é positivo na perspectiva da organização e do acúmulo de forças entre os professores, apesar da intransigência e falta de respostas do Governo Federal diante das pautas exigidas pelos professores.

Marina Barbosa faz um retrospecto do processo de protocolação de uma pauta de reivindicações que exigia um Plano de Carreira ainda no ano de 2011. A partir da falta de abertura de dialogo, do desmarcamento de audiências e o do não avanço das negociações, seria então decretada a greve em 17 de maio de 2012.

A presidente do sindicato pontua a aderência dos técnicos administrativos das Universidades Federais, assim como os professores dos Institutos Federais (antigas escolas técnicas) que se somaram à luta dos docentes. Mais à frente, também pontua a aderência das mais diversas categorias do serviço público federal, que também se somaram, acumulando forças para as grandes marchas que ocorreriam em Brasília nos meses seguintes.

O balanço do ANDES pontua a medida tomada pelo Ministério da Educação em assinar um Termo de Acordo com o PROIFES, sindicato paralelo ao ANDES que representa menos de 10% da categoria em todo o Brasil. A atitude que atropelou, inclusive, a base desses sindicatos – que já haviam optado pela greve anteriormente – aconteceu em 26 de Agosto, gerando um grande refluxo do movimento docente.

Por fim, a presidente Marina Barbosa avaliou que a greve originou numa maior organização da categoria, o fortalecimento da entidade e garantiu a denúncia do desmonte da educação pública que ocorre no país.

Confira abaixo o vídeo oficial de balanço do ANDES-SN sobre a greve:

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s