Após assassinato de adolescente de 15 anos, povo Guarani Kaiowá fazem retomada neste momento

ojoskaiowas

Cerca de 500 indígenas estão retomando a terra indígena em protesto ao assassinato

 *por Pedro Alves

O crime aconteceu no sábado, 16. Três jovens Guarani Kaiowá da aldeia Tey’ikue, município de Caarapó, saíram para pescar nas margens do córrego Mbope’i. Na ocasião, três pistoleiros perseguiram os adolescentes. Dois deles conseguiram fugir. Denilson Barbosa de 15 anos, foi capturado pelos jagunços e assassinado com três tiros: dois na cabeça e um no pescoço. Suspeita-se que o mandante do crime é o fazendeiro Oladino, proprietário da fazenda Sardinha. O corpo do adolescente foi encontrado na manhã deste domingo, 17, na estrada vicinal a sete quilômetros do perímetro urbano.

 Em protesto ao assassinato do jovem, mais de 500 indígenas Guarani Kaiowá estão, neste momento, retomando a terra indígena a qual a fazenda Sardinha está instalada. Somente a Polícia Civil apareceu no local do crime para fazer a perícia criminal. Segundo indígenas que estão no local da retomada, até a noite de hoje (18), a Fundação Nacional do Índio (Funai) não apareceu no local do conflito. A Procuradoria Geral da República foi acionada e garantiu o envio da Força Nacional para a região a partir de amanhã (19).

 O clima é de tensão na retomada da terra indígena e muitos dos indígenas temem  novos ataques dos jagunços. Porém, a decisão dos indígenas é resistir em protesto ao assassinato do adolescente Kaiowá Guarani e em defesa das terras tradicionais.

 Os indígenas Guarani Kaiowá pedem, neste momento, apoio das entidades e militantes para que possam resistir na retomada indígena.

2 comentários sobre “Após assassinato de adolescente de 15 anos, povo Guarani Kaiowá fazem retomada neste momento

  1. Dude, please tell me that youre heading to publish extra. I notice you havent written an additional blog for a while Im just catching up myself. Your blog is just too important to be missed. Youve obtained so very much to say, these knowledge about this subject it would be a shame to see this blog disappear. The internet needs you, man!

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s