Pré-Caju: Os incomodados que se mudem

Pretos de um lado, brancos de outro. Naturalmente.
Pretos de um lado, brancos de outro. Naturalmente.

“A boa vontade dos entes públicos com as empresas que formam a ASBT é comovente. […] O resumo da ópera explica muita coisa. Por isso, o meu rabo entre as pernas. To me guardando pra quando o Carnaval de verdade chegar”

*por Rian Santos


Fabiano venceu. Faz vinte e três anos que o empresário da cabeça grande nos empurra a própria alegria avenida abaixo. Os incomodados que se mudem. Façam como as sereias surpreendidas pelo trator do prefeito João Alves Filho. Enquanto eles roncam alto, imitando um bicho de sete cabeças, a gente se recolhe, enfiados numa concha, enterrados no leito do rio, cobertos por uma manta de sonho.

Se os donos do mundo pendurados nos camarotes argumentam que a limpeza e iluminação do Pré Caju, além da fiscalização da marca da bebida comercializada no meio da bagunça, é atribuição institucional da Emsurb, não serei eu a defender o contrário. Se o Ministério Público prefere abotoar a farda dos Policiais Militares, como fez ano passado, quando arbitrou como eles poderiam dispor do próprio sangue, estranho e silencio. Não entra em minha cabeça, contudo, o estranho raciocínio que reconheceu a Associação Sergipana de Blocos Trios (ASBT) como uma instituição sem fins lucrativos!

A boa vontade dos entes públicos com as empresas que formam a ASBT é comovente. O Pré-Caju foi incluído no calendário turístico e cultural da capital por lei municipal em 1993. Três anos depois, outra lei reconheceu a ASBT como entidade gestora e organizadora do evento. Depois, a Associação foi agraciada com o certificado de utilidade pública estadual. Hoje, a micareta é reconhecida pelas autoridades como um evento estratégico, uma das principais cartadas para promover o turismo local.

O resumo da ópera explica muita coisa. Por isso, o meu rabo entre as pernas. To me guardando pra quando o Carnaval de verdade chegar.

Legenda da foto: Pretos de um lado, brancos de outro. Naturalmente.

*Rian Santos é jornalista [riansantos@jornaldodiase.com.br]

Um comentário sobre “Pré-Caju: Os incomodados que se mudem

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s