Curso na UFS: Walter Benjamin e o Cinema – (Romero Venâncio – Filosofia da Cultura)

Walter-Benjamin

Boa notícia para quem acompanha os textos sobre cinema na Revista REVER:

____________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

DISCIPLINA: Filosofia da Cultura (Terça e Quarta. 17 as 19 Horas)
TEMA: Walter Benjamin e o Cinema – Inicio 8 de abril.
Prof. Romero Venâncio (UFS)

CONTEÚDO:
I. Walter Benjamin: estilo e método. Notas gerais a partir de um ensaio de Th. Adorno
II. O cinema que Walter Benjamin conheceu: As vanguardas no cinema, o cinema expressionista, o cinema operário alemão e Chaplin.
III. Estudo sobre a concepção de cinema no texto “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”. Análise detalhada do ensaio.

BIBLIOGRAFIA
ADORNO, Th. Caracterização de Walter Benjamin. In: Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Org. Gabriel Cohn. São Paulo, Ática: 1994.
ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica (Trad. Francisco De Ambrosis Pinheiro). Porto Alegre: Editora Zouk, 2012.
BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento. Sobre Haxixe e outras drogas. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.
CHARNEY, leo e SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: CosacNaify, 2004.
GATTI, Luciano. Constelações: crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009.
GAUT, Berys. Filosofia do cinema: narração cinemática. In: Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. São Paulo: Paulus editora, 2008.
GERALDO, Sheila Cabo. Apague as pegadas: o inconsciente ótico e a montagem. In: Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Editora da UFF, 2009.
MACHADO JR. Rubens. Cinema Alemão e sinfonias urbanas do entreguerras. In: Pensamento alemão do Século XX. Vol. III. São Paulo: Cosa Naify, 2013.
KOTHE, Flávio. Para ler Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1976.
KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campus editora, 1989.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ROCHLITZ, Rainer. A filosofia de Walter Benjamin: o desencantamento da arte. São Paulo: EDUSC, 1992.
SEDLMAYER, Sabrina & GINZBURG, Jaime (Orgs.) Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
VIANA, Nildo. A concepção materialista da história do cinema. Porto Alegre: Editora Asterisco, 2009.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

Um comentário sobre “Curso na UFS: Walter Benjamin e o Cinema – (Romero Venâncio – Filosofia da Cultura)

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s