Oficina de rádio poste estimula organização comunitária e cultura em Areia Branca

oficina_radio

Equipe da REVER esteve na oficina de rádio poste no povoado Areia Branca e conheceu de perto o projeto que vem contribuindo para a organização e cultura da comunidade

por Geilson Gomes

Em uma sala de uma residência localizada no povoado Areia Branca, em Aracaju, cerca de 15 jovens estão tendo a oportunidade de conhecer sobre o poder da comunicação e sua relação com a realidade social. Todas às sextas-feiras pela manhã, eles, que moram na referida comunidade, se encontram no Espaço Baobá – grupo que pesquisa e desenvolve ações relacionadas às culturas populares – para participar das oficinas de rádio poste. A equipe da REVER esteve no local e conheceu esta iniciativa, que vem atraindo o interesse dos participantes, despertando novas práticas e novos valores entre os jovens.

O adolescente Samuel da Silva é um destes aprendizes. Ele conta que conheceu o projeto na escola da comunidade. “Fui convidado pelo pessoal que organiza o espaço. No começo, pensava que era ruim, mas depois vi que aqui tenho a oportunidade de aprender algo novo e de subir na vida”, diz.

Samuel também fala que esta é uma chance de mostrar uma realidade que não é mostrada. “É muito difícil a gente ver a cultura do povoado no rádio e na televisão. Quando a rádio estiver pronta, poderemos falar sobre a cultura da região, que é o samba de coco e que está esquecido”, revela.

Não foi à toa que a valorização da cultura local foi um dos temas levantado pelo adolescente. O povoado Areia Branca tem uma riquíssima e centenária tradição cultural, que ao longo dos anos vem se enfraquecendo. Além de Samuel, outros meninos colocaram que o samba de coco é uma prática que não vem sendo praticada pelos jovens.

No final da oficina, escutamos o primeiro programa de rádio. Os dois temas escolhidos da programação foram: cultura e meio ambiente. De acordo com a adolescente Catarina Praxedes, eles têm tudo a ver com a comunidade. “Escolhemos os temas após uma conversa sobre a realidade. O programa que gravamos hoje foi sobre música. O nome dele é Jovem Music, com agenda cultural do povoado e entrevistas com pessoas daqui”.

Oficina de graffiti no Espaço Baobá
Oficina de graffiti no Espaço Baobá

Organização e reflexão

Conforme o idealizador do Espaço Baobá, Alex Macedo, as oficinas são ofertados pelo Ponto de Cultura Circolando, projeto da ONG SAHUDE – Sociedade para o avanço e desenvolvimento ecosófico. “Além dessas oficinas, são ofertadas, aqui no espaço, aulas de Yoga, percussão e danças populares. Também realizamos ações comunitárias, com a reciclagem de garrafas PET e o cinema na comunidade”, destaca.

Ademais, Alex nos informou que a finalidade do projeto é formar jovens mais conscientes de sua realidade. “Muitos jovens aqui do povoado não tem muita oportunidade na vida. Alguns deles trabalham limpando piscina nas casas da redondeza. Estamos contribuindo para mudar este quadro”, acrescenta.

Alex também conta que o equipamento necessário para a instalação do rádio poste já foi adquirido pelo projeto. “Temos computadores, transmissores e a estrutura necessária para instalar o rádio nos postes. Ao final das aulas teóricas, começaremos a montar tudo”.

Nas primeiras aulas, os jovens são ambientados com a parte teórica e reflexiva.  A facilitadora das oficinas, Bruna Távora, fala que este momento inicial é importante para engajar os participantes. “Apresentamos a técnica aliada com a teoria, assim sendo, há uma relação do que eles vão praticar com a sociedade”.

Para Bruna, o projeto tem um papel fundamental de organizar os jovens. “Acredito que estas oficinas e a criação da rádio estimula a organização comunitária e a participação social destes adolescentes. É uma ferramenta da comunicação que leva a organização e a reflexão da comunidade”, conclui.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s