Bate-papo marca o Dia Internacional do BDSM

Foto-Ivan-Shupikov---Carol_Thata-IMG_8699
Foto: Ivan Shupikov. Modelos: Heitor Werneck, Carol e Thata. Fonte: http://www.projetoluxuria.com.br.

Apesar do preconceito, prática cresce e ganha cada vez mais adeptos em Aracaju

*Por Sergio Vidal

Na próxima sexta-feira, dia 24, em diferentes cidades do mundo, os adeptos dessa cultura promoverão encontros, festas, reuniões e outros tipos de intervenção para comemorar o dia Internacional do BDSM. Para marcar a data em Aracaju, os integrantes da cena local promoverão um “Bate Papo sobre Diversidade Sexual e cultura BDSM”. Mas você sabe o que significa essa sigla e o que está por trás dessa comunidade cultural que tem um modo de se relacionar afetiva e sexualmente considerada polêmica por muitos?

O BDSM é uma forma de relacionamento entre adultos que envolve diferentes práticas, entre elas: bondage/disciplina (imobilização, privação de sentidos, que pode envolver cordas, correntes, algemas etc.); dominação/submissão (que envolve o prazer de dominar ou domar e o de ser dominado ou se submeter à dominação); sadismo/masoquismo (que envolve prazer em provocar estímulos corporais e psicológicos específicos, ou em resistir ou se submeter a esses estímulos, especialmente os relacionados com sensações normalmente associadas à dor ou desconforto físico/psicológico).

Durante muitos anos o BDSM, ou sadomasoquismo, como também já foi chamado, era considerado um distúrbio sexual e seus praticantes não eram levados a sério ou eram considerados pessoas anormais. Hoje, apesar de ainda haver muito preconceito e desinformação, já é bastante aceito que se trata de uma orientação sexual como outra qualquer e que, quando é praticado de forma saudável e consensual, nada mais é do que mais uma forma de relacionamento, afeto e amor entre seres humanos.

Segundo Dom Rom Sanshes, dominador sergipano, adepto do BDSM há 12 anos, “O cenário BDSM em Sergipe vem se consolidando significativamente nos últimos 5 anos, me lembro como se fosse hoje, ouvir falar deste meio apenas virtualmente e encontrar algum adepto só nas grandes capitais do Sudeste do país. Discretamente aos poucos fomos nós estabelecendo por aqui, hoje somos muitos, a cultura deste nosso meio vem cada vez mais encorajando as pessoas a se descobrirem e se respeitarem, ao contrário do que muitos pensam BDSM não é pornografia ou falta de respeito, tudo é praticado em estado são, seguro e consensual “SSC”, afirma Sanshes.

A essência das práticas BDSM vão além das cenas cotidianas dos praticantes, ainda segundo o dominador. “Ela vem de dentro e colocamos para fora em encenações, extraindo destas experiências as melhores sensações para somar nas batalhas do dia a dia e assim superar os desafios. Desde que me iniciei no BDSM, meu universo interior se tornou muito mais compreensivo e inovador, em tudo à minha volta um olhar diferente, sem sombra de dúvida as minhas experiências ao longo deste tempo muito somaram em minha vida pessoal e profissional. O encontro do dia 24 servirá para celebrar a data aqui em nossa cidade e será um pontapé e tanto para difundir nossa cultura aos interessados no tema”, complementa.

O evento da próxima sexta-feira pretende servir como ponto de encontro para que as pessoas interessadas no tema possam trocar experiências e se conhecer melhor. O evento ocorrerá às 19hs no espaço Jimi Lennon Rock Bar, que fica na Rua Lagarto, N.1140.

O QUÊ? BATE PAPO SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E CULTURA BDSM

QUANDO? 24 DE JULHO. ÀS 19H.

ONDE? ESPAÇO JIMI LENNON ROCK BAR – RUA LAGARTO, N.1140 – CENTRO

*Sergio Vidal é antropólogo, escritor e ativista.

2 comentários sobre “Bate-papo marca o Dia Internacional do BDSM

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s