“Ler muda toda existência com o mundo”

Foto: Eric Almeida

Essa fala é do jornalista e escritor cearense, Xico Sá, que esteve reunido com os atores e escritores Gregório Duvivier e Maria Ribeiro para falar sobre o hábito da leitura

*por Luciana Nascimento

800 é o número de pessoas que saíram de suas residências no último domingo, 17, para sentar nas poltronas do Teatro Atheneu e participar do evento “Você é o que lê”, edição Aracaju.

No palco algumas cadeiras iluminadas deram lugar, por volta das 19h20, a três pessoas:

O primeiro é o cearense Xico Sá. Veterano, Xico é um jornalista muito conhecido por suas crônicas que iluminam, por seus textos sensíveis e pela linguagem afiada ao falar de futebol, política e sexo sem medo de ser feliz;

O hábito

A segunda é a atriz Maria Ribeiro, que atualmente tem brilhado no cinema com o filme “Como nosso pais”, que, infelizmente, não veio as telas sergipanas. Maria é muito querida entre as mulheres e tem reconhecimento nacional por sua linguagem sincera e aberta em seus textos e livros publicados;

Por último, o carioca e irreverente ator Gregório Duvivier. Sem mais delongas, Duvivier é ácido, irônico e sagaz. Tem um humor que é só dele e uma forma peculiar de escrever seus textos e livros. É conhecido por ser muito bom de poema, prosa e piada.

Com o barulho dos aplausos curiosos de quem queria conhecer mais os leitores Gregório, Maria e Xico, as personalidade iniciaram o debate. Maria começa a conversa falando sobre os amigos e pergunta o que eles têm lido.

Foto: Eric Almeida

O ser leitor

Vários livros vieram à tona e em meio às indicações, uma das motivações expostas por Gregório para que o público ler mais é que de “Ler é fazer amizade com os personagens”. Um comentário simples, mas real, que de acordo com Xico, só casa com outro ponto exposto por ele, em que acredita  que, “Ler muda toda existência com o mundo”.

Maria concorda e endossa o coro, apontando que o mais importante, não é ler por obrigação. Inclusive estar lendo sempre, porque tem que fazer isso religiosamente, para ganhar uma visibilidade de pessoa culta talvez, é uma ação considerada pela atriz inútil.

“Bom é quando você lê para nada. O mais legal de ler um livro é, porque você quer. E que só você sabe aquilo que todo mundo acha inútil. […] Tudo na vida é grande. […] Todo mundo é imenso”, comenta.

Arte que salva

Gregório explana que o hábito de ler abre a mente e faz com que as pessoas apreciem as mais diversas situações. Inclusive, ele aproveitou o espaço para falar sobre a problematização que os grupos de direita tem feito em cima das exposições artísticas, como aconteceu com uma, cancelada pelo Banco Santander, no Estado do Rio Grande do Sul na última semana por ação do Movimento Brasil Livre – MBL.

“Eu não vou dizer aquilo que eu não sou, mas posso dizer arte é tudo aquilo que existe. […] Existem esses movimentos de direita com suas visões, mas lembremos de que o presidente que mais fez universidades, não fez universidade”, exalta.

E vai além. Duvivier comenta que o Brasil vive um momento similar ao conto do sapo que é colocado na água fria para ser cozido. “Dizem que o sapo, se colocado na água fervendo, ele pula. Contudo, se colocar na água fria e for cozinhando aos poucos, ele fica e morre. O Brasil vive isso, mas água já está fervendo”, problematiza.

Em meio a tantos comentários e perguntas, eles afirmam que ler é importante por diversos motivos, entre eles abrir a mente, aprender a ter expressividade, paz, acalanto, entre outras tantas razões que jamais caberiam neste texto. Afinal, o mais importante não é ler para saber, mas para questionar também.

*Luciana é jornalista, leitora de final de semana e fã do Xico Sá
*As falas foram trechos expostos pelos escritores durante a palestra

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s