Jackson e Belivaldo, doem o terreno para o povo do Centro Administrativo

Foto: Pedro Alexandre

“Na próxima terça, 27 de março, ocorrerá uma audiência judicial envolvendo a ocupação Centro Administrativo, a prefeitura de Aracaju e o governo do Estado”.

*por Alexis Pedrão

Dezenas de famílias resistem em um terreno estadual localizado no Bairro Veneza 2, numa área conhecida como Centro Administrativo. São barracos e casas de alvenaria onde moram desempregados, trabalhadoras, idosos, muitas crianças, pessoas que já moram por lá há mais de 15 anos(1). Atualmente a principal reivindicação é que o governo do estado doe o terreno para as famílias.

Infelizmente, o governo insensível ao drama da moradia na grande Aracaju, entrou com uma ação de reintegração de posse da área. Além do descaso histórico e da falta de diálogo, o próprio governador Jackson Barreto na época das eleições disse aos moradores que “poderiam ficar tranquilos que nada aconteceria com os moradores da ocupação”.

Por esta razão, na próxima terça, 27 de março, ocorrerá uma audiência judicial envolvendo a ocupação Centro Administrativo, a prefeitura de Aracaju e o governo do Estado. Será um momento decisivo da luta das famílias pelo direito a um teto para viver com dignidade.

A audiência vai discutir a possibilidade de auxílio-moradia e a reintegração de posse. Mas a grande maioria não quer sair do local. Já são muitos anos de morada. Casas construídas, amigos, toda uma história na comunidade. Além disso, tem pessoas que criam animais e dependem de uma área maior, que é impossível de conseguir com um auxílio no valor de R$300,00.

Para completar, recentemente Jackson anunciou a doação de um terreno no Centro Administrativo para a construção de uma nova câmara de vereadores (2). Ora, se pode doar terreno para os vereadores, porque não pode doar o terreno para o povo que necessita de moradia e já reside no local há tantos anos? Não há desculpas. Basta apenas vontade política.

Nesse sentido, a comunidade vai lançar a campanha: “Jackson e Belivaldo, doem o terreno para o povo do centro administrativo”. É uma forma de pressionar publicamente o governo a se comprometer com a moradia popular. Esperamos contar com o apoio de toda sociedade sergipana!

(1)Ocupação Centro Administrativo: https://www.youtube.com/watch?v=TE5-Z1lLTbc

(2)Câmara de vereadores terão nova sede no Centro Administrativo. Disponível em: http://www.nenoticias.com.br/106870_camara-de-vereadores-terao-nova-sede-no-centro-administrativo.html

*Alexis Pedrão é colunista da Revista Rever

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s